As aventuras de dois gatinhos vira-latas Brasileiros em terras Canadenses

Sunday, October 18, 2015

6 Meses e um Trocado

Geenteeeemm, já fez (e já passou) 6 meses que a gente tá aqui! Na verdade foi fim de semana passado e eu nem me toquei, com tanto celebration de Thanksgiving e tudo o mais...

Mas, there you go: 6 Meses de Canadáááááááá!!! Uhuuuu!!! Tun-tss-tun-tss-tun-tss (~ fazendo a dancinha da vitória)

Então, pra comemorar, vou contar algumas historinhas ilustrativas do nosso semestre-que-parece-quase-uma-vida aqui: Seeeeenta que lá vem a história (não, sério, senta mesmo, que acho que esse trem vai ficar grande pacas, hahaha)

Comecemos com alguns Canadian Fun Facts:

- As moedas de $1 e $2 se chamam Loonie e Toonie. Fofo? Tosco? Ainda não consegui decidir, hahaha... Acho que fofo mesmo!

- Os canadenses conseguem ser ainda mais "nacionalistas" e orgulhosos que os vizinhos de baixo (que eu já achava bizarramente "murica"). Experimente falar qualquer coisa sobre os Estados Unidos para um Canadense e observe a reação, hehehe (mas claro, tudo com o toque ultra-polite canadense! Amo muito, hahaha!) E fora que a maioria das grandes marcas americanas que também se espalharam por aqui, vêm carimbadas com a folha de maple, o símbolo canadense. Vejam abaixo algumas fotos disso (é muito divertido!)
















E sobre viver aqui? Sabe essas piadinhas que rolam na internet sobre canadenses serem bizarramente polite? (Se não sabe, cliquem aqui e divirtam-se) Então, é verdade. É muito verdade!

Segurar a porta para outra pessoa aqui ultrapassa qualquer limite do razoável. Outro dia eu desci do elevador no trabalho, na outra ponta do lobby (que tem uns bons 20 metros de comprimento) e tinha um rapazola saindo bem na hora que meu elevador chegou no lobby. Ele ficou lá, segurando a porta até eu andar (awkwardly) os 35 passos até a porta, e assim que eu cheguei, ele saiu correndo que nem um desesperado porque o ônibus dele já estava parando no ponto! Ou seja, ele quase perdeu o ônibus, mas não perdeu o espírito canadense de segurar a porta, hahaha! Adoro e também pratico!

E o nosso Building Manager, que é um chuchuzinho de pessoa, mora no apartamento que dá para a frente do prédio (a varanda dele tem vista pra rua da frente, e quando ele está na sala, ele consegue ver quem está chegando), então quando ele vê que a gente tá voltando com muitas compras, as mãos cheias de sacola, ele sai do apartamento dele pra vir abrir a porta da frente pra gente! Dá pra acreditar??! É muita fofura canadense!
Os recadinhos oficiais nos lugares também são o máximo! Nos transportes públicos tem plaquinhas dizendo que crimes e ofensas não serão tolerados (Aaaahhh, poxa!) e nas portas dos prédios tem variações ultra-canadenses de "Desculpe, por favor não se sinta ofendido, mas os moradores deste prédio são instruídos a não abrirem a porta para estranhos, por favor, não leve a mal, sinto muito". A maioria dos recados negativos começam já pedindo desculpas, tipo "Sorry, no pets allowed", "Sorry, escalator in maintenance" ou "Sorry, bus full".

Ah, e os carros parando pros pedestres atravessarem também atingem outros níveis aqui: Esta semana um caminhão de bombeiros gigante deu uma mega freiada (cantando pneu e tudo até conseguir parar todo o peso do caminhão) porque percebeu que eu queria atravessar a rua! E teve um dia que eu e o Tiago estávamos tirando umas fotos de uma praça, perto de um cruzamento... Nós dois de costas pra rua, tirando fotos, até que eu olhei pra trás e as quatro pistas do cruzamento estavam paradas (sebe lá Deus há quanto tempo), olhando pra gente, esperando ver em qual sentido a gente ia atravessar! E a gente não ia!!! Não queríamos atravessar, estávamos só turistando na praça... Mas pô, eu não podia fazer essa desfeita, né?! Agarrei o braço do Tiago e falei "vem, a gente tem que atravessar agora" e ele sem entender nada, hahaha. Depois "des-atravessamos" de volta e passamos a tomar mais cuidado de não ficar tão perto das ruas pra tirar as fotos, hahaha.

Outra coisa que também amo é o hábito de agradecer pra tudo e pra todos! Pegar um ônibus aqui é uma delícia, o motorista para num ponto cheio e pronto, diversão garantida: Cada pessoa que entra ou que sai agradece e cumprimenta o motorista, e ele cumprimenta e agradece de volta. Se entrarem 25 pessoas, você vai ouvir 25 vezes "Obrigada, tenha um bom dia" "Você também, muito obrigada" "Obrigada" "Obrigada, tchau!" "Tchauzinho"

E tem os atendimentos nas lojas / serviços / etc. Tudo nível canadense de educação! Já contei, eu acho, mas nunca me esqueço, do dia em que eu não conseguia encontrar um queijo ralado específico, e perguntei pra moça do caixa. Ela imediatamente fechou o caixa, colocou uma plaquinha de "Sorry" e foi me ajudar a procurar (isso porque eu fiquei insistindo que não precisava!). Não encontramos o queijo, e ela foi na moça que fatia os frios e perguntou. Ela também não sabia, mas prontamente fechou o balcão de frios, colocou outra plaquinha de "Sorry" e se juntou à equipe de busta-pelo-queijo-perdido (e eu já querendo cavar um buraco e sumir, por estar causando tanta mobilização por causa de um pedaço de queijo). As duas ficaram rodando o supermercado comigo até acharem o bendito parmezão! Aí, eu resolvi escrever um elogio no site do supermercado, e em menos de 10 minutos o gerente do supermercado me ligou pra dizer como ele tinha ficado emocionado com o meu elogio, que significava muito pra ele receber feedback positivo dos clientes, que na próxima vez que eu fosse no supermercado era pra eu pedir pra chamarem ele que ele queria me conhecer! O.o

E tem a história da Sandra comprando o colchão que também é ótima. Ainda na primeira semana dela aqui, ela foi se aventurar a ir comprar um colchão, e o cara da loja não só deu de presente pra ela a base da cama, como marcou a entrega pro mesmo dia porque "Nossa, mas você acabou de se mudar, e não tem cama! Não, Não vou te deixar dormindo no sofá por mais tempo, vou entregar hoje mesmo!" e ainda finalizou com "E eu vi que você veio de ônibus né? Mas esse ônibus aqui é muito ruim, demora muito pra passar, não vou te deixar aqui no ponto esperando, peraí que vou pedir pro meu colega te levar na estação de metrô". O colega dele, que estava de folga, parou o que estava fazendo pra entrar num carro e dirigir por meia hora pra deixar uma estranha no metrô, porque né, sabe como é, o ônibus seria muito inconveniente, hahaha.

Outra que eu já contei antes, mas também adoro, é o "causo" dos policiais prendendo um senhorzinho chines pra lá de zêbado. O bebum pergunta pros policiais se eles tem algum troco pra ele comprar mais boose. Os policiais riem e responde que "Not this time, Sorry" ao que o velhote manda eles se f*@#%$#!. No Brasil? Encheriam o cachaceiro de porrada. Aqui? Os policiais respondem, ainda de bom humor "Oh, don't say that!" "That's not very Canadian, eh?" Não tô zuando! Eles responderam exatamente assim! That's not very Canadian, HAHAHAHA! Bom, a reação deles com certeza foi, very, very Canadian! E depois ainda ajudaram o velhinho a andar até a viatura de polícia, amparando ele dos dois lados, porque o homem não conseguia nem coordenar as pernas.

Ah, e a diferença de comportamento das crianças visitando o Aquário aqui das crianças que visitavam o Zoológico do Rio, sério, é sem comparação. Não gosto nem de lembrar das minhas interações com as pestes do Rio Zoo que sobe a vontade de esganar todas elas (Não, pfvr, não vamos entrar no mérito de "A culpa é dos Pais / do Ensino Público sucateado / da Dilma / da Colonização" eu sei, tô ligada em todo esse quadro de situações causais, mas o objetivo do post não é dissecar a política social Brasileira, ok? Fica pra próxima, amiguinhos). Mas aqui? Todas as crianças vem me falar que quando crescerem querem ter o meu trabalho (e os pais acham lindo e fofo e falam "aaahh, filh@ ia ser lindo né, você trabalhar aqui com os bichinhos), fazem perguntas construtivas e positivas, é muito legal! Os pais sempre que me vêem mandam os filhos "say hello" pra mim, porque eu tô fazendo um trabalho muito importante, etc etc. Olha alguns exemplos de diálogos só de ontem, quando eu estava revirando o solo no terrário das tartarugas (pra ficar mais fofinho pra elas):

- Bebezinho de talvez nem 2 anos ainda (falando tudo erradinho): "Do you work here?" / Eu "Yes!" / Ele, tentando pular o cercadinho pra entrar no terrário com umas perninhas gorduchinhas: "Wow, can I help you?" / O pai dele: "Not yet, buddy, you're too young, ok?" / Bebê: "Oh... Ok"

- Menininha de uns 5 anos: "Miss, are you digging for turtles?" Coisa maaaaais fofa!

- Menininho de uns 3 anos (vendo uma tartaruga curiosa subindo no meu pé): "Look, mom, the turtle is kissing the lady" / Mãe: "Or maybe it's gonna bite her" / Menininho: "Noooo, I don't think so, I think he loves her!" / Mãe: "You're right, he's saying 'Thank you' for her, because she's taking good care of them"

Bom, acho que tá bom por hoje! Outro dia conto mais historinhas canadenses, mas o resumo é: Estamos amando! Agora vamos ser um pouco canadenses e participar de um evento de plantio de árvores promovido pelo nosso banco! :D

Beijos de Maple em cada um!

4 comments:

  1. Rindo paca, como sempre. Adoro sua forma irônica/sarcástica de contar histórias.

    ReplyDelete
  2. Rindo paca, como sempre. Adoro sua forma irônica/sarcástica de contar histórias.

    ReplyDelete
  3. So very Canadian your lovely text ❤ ❤ ❤

    ReplyDelete