As aventuras de dois gatinhos vira-latas Brasileiros em terras Canadenses

Wednesday, May 6, 2015

A abelha fazendo o mel vale o tempo que não voou

O tempo está curto pra escrever mas é por uma boa causa! Já atingi a prioridade #4: arrumar um emprego (checked!)

Eu vou contar tudo aqui, a saga inteira de procurar emprego, então esse vai ser um post híbrido: Muita coisa de lá de trás dos inicialmentes, e muita coisa de agorinha há pouco (e nessa vamos pular um monte de histórias que ficariam pelo meio dessa conversa, mas depois eu volto a elas: Afinal, a vida não é uma narratva linear mesmo... Se nem Ele escreve por linhas retas, quem sou eu, né? hehehe)

Bom, eu comecei a procurar emprego logo de caras, ainda daí do Brasil, na época de fuçar a internet e fazer planilhas e cálculos e planos. Li sites e blogs com dicas de como fazer um currículo canadense (tive dicas dazamiga também) e como escrever cover letters específicas para cada tipo de application,  regras de etiqueta para envio por e-mail, por fax ou por correio, altas paradas... Também li vários depoimentos de estrangeiros procurando empregos aqui, e a coisa que mais se repetia era: Não adianta mandar currículo se você ainda não está no Canadá, pois eles não vão nem considerar sua application se não tiver um número de telefone canadense. "Ah, tá bom, valeu, que coisa idiota, óbvio que isso não é verdade, em plena era da internet, onde um e-mail te alcansa em qualquer lugar do planeta, e eles lá vão ter essas frescuras de mané telefone o que!" Tava certo. Nenhuma (repetindo NE-FUCKING-NHUMA) das minhas applications teve sequer um mínimo de retorno, nem ao menos um NÃO. Nada, é como se não existisse vida fora da lista telefônica canadense.... Ainda não me conformei com essa história (ainda não desceu aqui direito não) mas tudo bem, pelo menos admito que era de fato verdade e repasso a dica: Gatas, não percam seu tempo mandando currículos à distância, porque apesar de todas as mudernidades de oizindia eles ainda só sabem responder ligando pra pessoa (e não, aparentemente skype não rola, porque eu colocava sempre na cover letter e no corpo do e-mail que poderíamos facilmente marcar uma video-ligação ou ainda, que se eles quisessem, eu poderia ligar pra eles no horário que lhes fosse mais conveniente. Nada, nunca ouvi um "ai" desses biscates).

Bom, eventualmente, e com o acúmulo de tarefas que se amontoavam conforme ia chegando perto da viagem, eu desisti do país das maravilhas onde eu já chegava aqui com um emprego e decidi só retomar meus esforços quando chegasse aqui. E assim eu fiz. A gente cuidou primeiro de outras prioridades mais urgentes (que depois eu conto em outro post, que já estou pressentindo que este vai ficar gigante) mas exatamente 1 semana depois do desembarque comecei novamente a saga de procurar anúncios de emprego, ler as descrições, ajustar o currículo, fazer a cover letter, enviar. Procurar, ler, ajustar, enviar, procurar, ler, ajustar, enviar.... Passei o fim de semana com a bunda quadrada na cadeira enviando as porcarias dos currículos, e na segunda feira o telefone começou a tocar (mais uma prova de que TEM QUE SER por telefone). Tive 3 entrevistas nessa primeira semana, e eles vão me ligar de volta até quinta-feira sem falta... Sigo esperando, hehehe... Bom, chegou mais um fim de semana (mas não chegou a quinta-feira aparentemente) e lá fiquei eu mais uma vez grudada na frente do computador mandando currículos. Dessa vez o resultado foi menos abundante e só recebi uma resposta na segunda (por e-mail, pasmem!) perguntando se poderíamos marcar uma entrevista para o mesmo dia, depois das duas da tarde. "Claro, certamente, mas essa entrevista será pessoalmente ou por telefone / video call?" Cri-cri... cri-cri... "Bom, estarei disponível aguardando seu contato" Nada ainda.... Aí a otária aqui se arrumou toda, maquiagem e o escambau (vai que seria vídeo conferência afinal) e sentou no computador à 1:45. E se dependesse do infeliz tava sentada lá até agora... Esperei até às 18h antes de desistir e ir lutar pra tentar tirar o rímel à prova dágua sem o removedor de maquiagem certo (acho que esqueci no Brasil) e nesse meio tempo, de ansiedade-raiva-tédio, comi uma maça, meio pacote de batatas fritas, um mini-toucinho do céu com chantilly, 3 canecas de chá e uma banana soterrada de Nutella (#eumereço ... ou seria mais pra #ninguémmerece)

Com não tive mais nenhuma resposta ao longo da semana (como eu disse, essa safra foi mais fraca), não esperei o outro fim de semana pra voltar à saga dos currículos, e na quinta feira mais uma vez gastei minhas nádegas ficando o dia inteiro no procura-lê-ajusta-e-envia. Aí, nessas procurâncias, achei dois anúncios esquisitos, que prometiam mundos sem fundos, falavam muito de oportunidade, motivação, lero-lero e no final da embromação acabavam não explicando nadica de nada sobre a vaga em si. Ah, e segunda coisa mais esquisita: os dois tinham telefones para os candidatos ligarem pra eles, dizendo "apply today, start tomorrow". Parecia muito um scam, mas como eu não estou em posição de me fazer de rogada, e como parecia relativamente fácil pegar o telefone e ligar... eu liguei! Marquei entrevista com um deles pro dia seguinte (sexta-feira) e com o outro pra segunda (ainda tudo parecendo bem esquisito, mas, não custa nada tentar).

Na sexta então eu fui na minha entrevista suspeita e descobri qual era a da parada: o emprego é tipo de promotor, trabalho bem ralé mesmo, bater de porta em porta e fazer uma "pesquisa" sobre a qualidade do ar. A pesquisa na verdade é só um break the ice pra depois a gente tentar pegar o telefone da pessoa, que então vai para um call center onde eles tentam empurrar aspiradores de pó ou purificadores de ar ou alguma merda qualquer dessas pras pessoas. É, é meio sacanagem. Sim, eu sei disso. Mas o anúncio estava falando sério quando disse que era pra começar no dia seguinte, e o cara já me perguntou se eu podia começar sábado... Ok, não tô fazendo nada mesmo... Então lá fui eu sábado descobrir como era o esquema de semi-trapacear as pessoas pra pegar os telefones. Eles não oferecem nenhum salário base e nenhum benefício (nem ao menos fazem um contrato formal, as pessoas ficam como self-employed), mas pagam $2 por número de telefone, e mais um pouco se você conseguir muitos telefones na mesma semana, e vai fazendo uns combos e assim por diante. Claro que eles dizem que você pode ganhar até 1.200 dólares por semana (é, se você voltar pra eles com a lista telefônica, maybe...) e contam uma linda história de sucesso super pra boi dormir, mas, como eu disse, não estava fazendo nada de melhor, então fui lá ver como é que era.

O "time" parecia saído de algum desenho animado politicamente correto: Eu, uma indiana de meia idade, uma negra deslumbrante, um rapazinho meio árabe e uma chinesa que poderia ter tanto 15 anos quanto 45 e que pra completar a farra, trouxe seu bebê de 1 ano e meio pra garimpar telefones. Ah, e pra deixar a coisa toda mais engraçada, nem a indiana nem a chinesa falavam inglês (elas até sabiam algumas palavras, mas não conseguiam construir nem a frase mais simples).... Ainda não descobri como a indiana conseguiu 18 números de telefone (O.O) mas a chinesinha e seu bebê-fofo só conseguiram 3 (e esses eu vi como: Ela ficava lá sorrindo com um bebê no colo e piscando seus olhinhos repuxados e suspirando-quase-tentando-falar as 3 perguntas do "quastionário", aí as pessoas se apiedavam, pegavam o papel da mão dela e preenchiam e devolviam já preenchido). Eu consegui 35 números de telefone, o que foi mais do que meu supervisor conseguiu nesse mesmo dia, e que me rendeu 70 dólares, um certo peso na consciência, e umas leves queimaduras do solzaço que estava fazendo. É engraçado porque os únicos calçados que eu trouxe foram 3 sapatilhas (e 1 sapato de salto pra caso precisasse me produzir mais) então é isso que eu tenho usado todos os dias, aí além de massacrar um pouco meus pezinhos, eu meio que torrei eles no contorno das sapatilhas, então agora toda vez que olho pra baixo tomo um susto com meus dedinhos de lambisgóia branca num pé assustadoramente vermelho, hahahaha.

Bom, trabalhei o fim de semana nesse esquema de catar telefones, mas segunda-feira fui na outra entrevista que tinha marcado (do outro anúncio super-motivacional-e-meio-suspeito) e descobri que é mais ou menos a mesma coisa que esse (ir de porta em porta e tal), só que com algumas vantagens: Primeiro que não é pra trapacear as pessoas e pegar o número de telefone, é pra tentar convencer elas a doarem pra instituições de caridade, como o Children's Hospital e ONGs que estão ajudando a reconstruir as áreas devastadas no Nepal (aí já fico um pouco mais feliz e mais aliviada). Segundo que eles tem contrato, tudo certinho, e salário-base que vai sendo acrescido conforme a produtividade. E terceiro que é aqui super pertinho o escritório e eles te levam de van para os bairros que vamos percorrer.

Pequeno parêntesis, hehe: No outro emprego a gente tinha que ficar se combinando pra ver quem tinha carro e podia levar os outros, aí num dia eu fui com a chinesa num mega carrão que fazia tudo sozinho e ficava dando ordens enquanto tocava alguma coisa que só poderia ser a versão chinesa dos BackStreetBoys, e no outro fui de carona com a indiana num carro ferradinho e com um GPS de 1463 que nem eu nem ela sabíamos fazer funcionar (e meu celular estava sem bateria), então nos perdemos 3 vezes e ela surtou e começou a gritar comigo num inglês medonho que eu não conseguia entender...

Então hoje vai ser meu primeiro dia no outro emprego das ONGs e depois eu digo pra vocês como foi... Enquanto isso, continuo mandando currículos pra ver se acho alguma coisa mais decente, que não envolva incomodar as pessoas na santa paz das suas casas nem torrar meus pezinhos (de todo o modo, como ainda devo fazer mais um pouco desse lance de porta em porta, já investi parte do meu primeiro salário num par de tênis ultra levinhos e confortáveis :D) E pelo menos vou me exercitando e gastando as batatinhas fritas da ansieade andando uns bons quilômetros por dia!

O Tiago também está tentando arrumar alguma coisa part time, e volta e meia ele imprime meia dúzia de currículos e sai pela rua largando eles em lojas de eletrônicos, de videogames, celulares, etc, etc. Ele também passou num restaurante todo chique que tem aqui na esquina de casa e está sondando possibilidades lá... E mandou alguns currículos on-line também. Vamos ver o que sairá disso tudo, hehehe. Depois eu conto!

E agora chega que já ficou gigante o post... Até a próxima pessoal! Beijos em todos!

4 comments:

  1. Torço todo dia por vocês! Essa semana vai ser sucesso! :)

    ReplyDelete
  2. Estava com saudade dos blogs... Torcendo, sempre, para arrumarem logo algo interessante ou, ao menos, que remunere bem.... Bjs

    ReplyDelete
  3. Estava com saudade dos blogs... Torcendo, sempre, para arrumarem logo algo interessante ou, ao menos, que remunere bem.... Bjs

    ReplyDelete
  4. Hahahaha! Q aventura hein!
    Ansioso pelos próximos capítulos!

    ReplyDelete