As aventuras de dois gatinhos vira-latas Brasileiros em terras Canadenses

Tuesday, April 21, 2015

Segundo post do dia: Comendo uma bela porção do atraso num post grotescamente grande

Mas então conta essa parada aí direito: Que história é essa de se mudar pro Canadá? Como assim?

Assim! Quem nos conhece sabe que não é de hoje essa nossa coçeira nas ventas de querer ir embora e explorar o mundo. Morar em outro lugar (qualquer lugar) sempre foi um sonho, só nunca tinha virado um plano concreto ainda. Namoramos as possibilidades de ir pra Portugal, mas a recente crise abafou um pouco esse sonho, amigos propunham américa latina (Chile, Argentina), mas preferíamos tentar trocar o 6 por duas dúzias em vez de arriscar cair numa mesmice espanholizada, família em Londres permitia alguns sonhos por aqueles lados também, mas que acabaram não vingando... Aí começamos a brincar com a possibilidade do Canadá, e os sinais foram coincidindo nesse sentido: Amiga linda veio plantar a primeira bandeira e colonizar nossas possibilidades (né, Van?!), amigos lindos começaram a cozinhar planos canadenses também (quero ver isso deslanchar, hein, dona Vania e mr. and mrs. Rapha), fomos fuçando sites e feiras de "Estude no Esterior".... Até que, quando percebemos, tínhamos um plano nas mãos. Aí era só botar em ação!

A grande sacada foi termos descoberto que, se uma pessoa consegue um visto de estudante, o cônjuge automaticamente consegue um visto de trabalho. Aí traçamos o plano, que seria: O Tiago iria cursar alguma faculdade (já que eu já tenho Faculdade, Mestrado e uma penca de cursos na minha área), e enquanto isso eu arrumaria algum emprego qualquer para "sustentar a família". Quando ele terminar a faculdade, ele também consegue (semi-automaticamente) um visto de trabalho por pelo menos a mesma duração do curso. Aí ele já vai provavelmente conseguir algum emprego mais alto nível, com um salário mais gordinho, e aí eu posso ver se faço algum curso na minha área ou tomo algum passo pra me colocar melhor no mercado de trabalho.

Com essas linhas gerais já definidas, começamos a trabalhar nos detalhes.

Escolhemos a cidade: Vancouver! Por quê? Porque era aqui que nossa amiga estava morando. Simples assim. Aí depois viemos a descobrir que a cidade é maravilhosa, que é a melhor qualidade de vida de todo o Continente Americano (péra, deixa eu repetir essa parte, acho que os vizinhos de baixo ainda não ouviram: Eu disse de TODO O CONTINENTE AMERICANO! #chupaUSA), que é uma das cidades mais "verdes" do Canadá e que até 2020 pretende ser A cidade mais verde, etc, etc... Lucky us!

Aí escolhemos a faculdade do Tiago: BCIT, no programa de Digital Design and Development! E mais uma vez, só depois descobrimos que essa faculdade é sinistrona, que é tipo o MIT do Canadá, e até hoje sempre que comentamos que ele está cursando BCIT, seja com o atendente do supermercado ou com o gerente do banco, a resposta é sempre a mesma "UAU! com um diploma da BCIT você arruma emprego onde quiser!" Deus te ouça, senhor indiano que instala internet.... Ou seria Shiva te ouça, sei lá, hehe.

Aí fomos esmiuçando os outros detalhes... Fuçamos a internet de alto a baixo e pelo avesso também, lemos tudo que conseguimos encontrar a respeito. Fiz planilhas pra medir nossos gastos esperados, de acordo com depoimentos que achei na internet. Calculei os custos médios de aluguel e de todas as contas em que consegui pensar (até coisas que não vemos no Brasil, em geral, como contas de coleta de lixo e de esgoto), entrei no Walmart.ca pra ver preços de comidas e coisas em geral, e coloquei tudo na bendita planilha (Excel é muito amor).

Aí em Dezembro do ano passado viemos passar umas férias-com-segundas-intenções aqui (chegamos no Natal, naqueles vôos mais baratos que ninguém quer porque, bom, porque é no Natal, hahaha, mas pra gente foi um presentão!) Simplesmente amamos a cidade, e nossa vontade de vir pra cá de vez começou a virar uma vontade de nem ao menos voltar pro Brasil. Voltamos, mas foi com uma urgência de ajeitar tudo pra vir embora de novo. Previsão de mudança: Setembro... Aí a faculdade faz a oferta-do-diabo: Uma turma começando em Abril, mais intensiva (conteúdo de 2 anos em 1 ano e meio) e com melhor preço. Aí passamos do tipo de desespero A (ai meu Deus, falta muito pra gente voltar pro Canadá, num guento mais) pro desespero B (Avemariajesuscristodiscomjuro falta muito pouco pra gente ir embora de vez e tem que sair correndo pra resolver tudo!)

Mais uma vez corre pra internet, olha tudo, lê tudo, milhares de abas abertas, desespero, desespero: Mas descobri os macetes pra agilizar o visto (macetes tão obscuros que nem a moça do Visa Application Center conhecia), corremos com toda a papelada, tivemos ajuda da família inteira (das duas famílias inteiras, actually) e conseguimos: Vistos prontos em menos de 1 mês (mas atenção, crianças, não tentem reproduzir esses experimentos em casa! Se planejem direitinho e não façam as coisas em cima da hora).

Quando os vistos ficaram prontos é que a ficha realmente caiu: É, a gente tá indo daqui a um mês! E não temos como ir (passagens, dinheiro, sei lá, malas prontas! Não temos nada pronto na verdade), nem como chegar lá (lugar pra ficar, emprego, nada!)

Mas essas são aventuras que vão ficar para um próximo post, que agora tenho que me preparar para uma ****SPOILER ALERT**** entrevista de emprego. Wish me luck... Daqui a alguns posts eu conto como foi, Mhuahuahuahua.

Adieu! Bisous!

11 comments:

  1. Adorei o post Joana! Boa sorte e que tudo dê certo. Beijos

    ReplyDelete
  2. Opa, boa sorte na entrevista!!!!

    ReplyDelete
  3. Uai, meu comentário não foi...
    Vida lokaaaa, tudo em cima da hora, tudo certo, tô anontando! hahaha
    A gente tá agitando Jojo, email, colleges, tudin...:)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom Vania, vou amar ter vocês aqui logo! Se precisar de qualquer coisa que a gente possa auxiliar por aqui, é só falar!

      Delete
  4. Rindo muito!!!! Deveria aplicar para uma vaga de blogueira de humor! Ri muito imaginando essa cena! Boa sorte! ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hehehe, Valeu, guri! Saudades suas....

      Delete
    2. Hehehe, Valeu, guri! Saudades suas....

      Delete
    3. Hehehe, Valeu, guri! Saudades suas....

      Delete
  5. Sensacional Jow! Estou imaginando a rotina de vocês por ai e dando risda aqui!

    ReplyDelete